Aprender História deve ser um dos estudos que mais fortalece a fé cristã, se feito com a perspectiva do Supremo Domínio do Senhor Jesus sobre toda a humanidade e seus reinos temporais.
A Bíblia é História – os Evangelhos são fundamentais e centrais para a compressão dos fatos antes e depois de Cristo. Ele é a referência central, e tem a primazia sobre todas as coisas no céu e na terra. Ele reina em tudo. Vide Colossenses capítulo 1:
“ Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.”
Mas infelizmente, milhares de famílias cristãs não estudam História nesta perspectiva; toleram, ou até aprovam, materiais de ensino humanista, centrado em viés ideológico anti-cristão. Isto é trágico em seus efeitos. E um verdadeiro currículo cristão de História precisa ser completamente dissonante desse tipo de ensino decadente.
Existem milhões de fatos na História da humanidade, e não é exagero afirmar que seja impossível uma pessoa estudar todos eles, ainda que dedique a vida inteira à tarefa.
Portanto, é necessário ponderar: como ocorre a eleição dos fatos dignos de nosso tempo de estudo? Quem escolhe e quem valora a ordem e o nível de importância dos acontecimentos e das personalidades históricas merecedoras de exame e análise? São perguntas cruciais.
Obviamente que a seleção dos fatos e personalidades num currículo de História está diretamente conectada aos objetivos, valores e referências do organizador. É uma escolha definida pela cosmovisão. Escolhe-se o que importa para um fim, porque nenhum homem seria capaz de estudar todos os fatos históricos da terra.
Nos livros produzidos pela Generations a ênfase é Cristo e sua Igreja, isto é, seu corpo atuando na terra. 99% do que cobrimos em nossos livros de História é ignorado no sistema obrigatório de currículo.
E tal conhecimento é essencial para a liderança cristã.
Não adotamos idealismos ou abordagens simplistas dos fatos, contextos e decisões humanas. A bondade, a maldade, e o lado duro dos acontecimentos são apresentados sem omissão ou romantização de realidades pecaminosas.
Os textos dos livros de História produzidos pela Generations são elaborados com riqueza de imagens nobres e indubitavelmente belas, com longos trechos das Escrituras, com cerca de mais de 100 mil notas de rodapé verificadas para enriquecer a compreensão complexa do curso histórico do homem e do plano redentor do Criador.
Não vimos ainda uma material de história conter tamanha riqueza de informações sobre biografias de missionários e a expansão do Evangelho.
Estudar História em família deveria nos levar à perguntar: “Estou do lado do SENHOR?” “Será que serei um instrumento seu na minha geração para o que Ele está fazendo no presente?
Encorajamos cada família cristã a não admitir menos que isso no estudo de História.
Jesus é O Rei dos reis, leve isso totalmente à sério no ensino dos seus filhos.