O Temor do SENHOR é o Princípio do Saber

Há dezenas de livros e currículos que proporcionam boa educação para crianças e jovens. E os pais geralmente desejam encontrar o melhor. Mas nesta busca, você já considerou priorizar consistentemente o “currículo de Deus” aos seus filhos? 

No primeiro capítulo de livro de Provérbios, versículo 7, podemos ler:

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e o ensino.” 

O vocativo “Filho” aparece constantemente no livro de Provérbios. Este é o livro de educação presente na Bíblia, cujo teor é a instrução e ensino de um pai para seu filho sobre diversos assuntos para uma vida reta com sabedoria. No último capítulo, encontra-se o conselho de sua mãe sobre perigos e como encontrar uma mulher virtuosa para ajudá-lo. É um verdadeiro currículo provado pelo tempo.

Entre a maioria dos cristãos acontece uma separação injustificável entre “educação secular” e “educação religiosa”, uma separação criada no mundo ocidental sob a pretensão de que existe sabedoria mais rebuscada e excelente que a sabedoria divina. Desse modo, muitas famílias negligenciam a educação na revelação da Sabedoria de Deus. Tal depreciação é a causa da deterioração da fé cristã na Europa, América do Norte e por essa razão entramos numa era pós-cristã.

Generations refuta completamente o equívoco desta distinção no conhecimento, entre religioso e secular. Primeiro, encorajamos famílias a considerar a Bíblia como núcleo primordial do currículo de ensino em casa e não considerar o ensino bíblico como uma atividade dissociada da educação dos seus filhos, ou como alguns dizem  “separada da escola”. 

Ao contrário, ela é o eixo central da educação do seu filho, que se enriquece com mais componentes conciliáveis e não concorrentes na construção do conhecimento dele. Por isso, produzimos materiais e recursos de estudo para convergir neste eixo e favorecer uma educação cristã em todo o conhecimento. 

Neste sentido, preparamos como recurso de estudo o material  “Provérbios: o Caderno de Atividades para Crianças, maiores de 9 anos” para modelar ações de leitura, meditação, memorização e aplicação na vida pelo estudante. Somente ouvir não consolida no ser a importância do ensino. É necessário praticar, integrar à vida prática, o que requer o amoroso envolvimento dos pais no diálogo e discipulado de seus filhos. 

E façam tudo com oração. Toda educação cristã deve estar completamente imersa na oração, para prevenir qualquer deslize para uma educação humanista, cujo conhecimento é centrado no homem. 

Compartilhe

Veja alguns outros artigos